Os benefícios do chá preto

Os benefícios do chá pretoO chá preto é feito das folhas da planta Camellia sinensis, a mesma planta usada para fazer chá verde. As folhas são secas e fermentadas, dando ao chá preto uma cor mais escura e sabor mais rico em comparação ao chá verde (que não passa pelo processo de fermentação).

chá preto contém vários antioxidantes, compostos que ajudam o corpo a combater os radicais livres (subprodutos químicos conhecidos por danificar o DNA). Esses antioxidantes incluem catequina, thearubigins e theaflavins, e catequinas, substâncias conhecidas como flavonóides que dizem combater a inflamação e apoiar a função imunológica saudável. O chá preto também contém o aminoácido L-teanina.

O chá preto tem cafeína?

O chá preto tem cafeína. Em um estudo publicado no Journal of Analytical Toxicology , os pesquisadores analisaram a quantidade de cafeína em diferentes marcas de chás fabricados e descobriram que uma xícara de seis onças de chá preto continha entre 14 mg e 61 mg de cafeína. O teor de cafeína aumentou com o tempo de infusão e com o tamanho da porção.

Em sua conclusão, os autores do estudo afirmaram que, por onça, a concentração de cafeína nos chás fabricados tendia a ser menor do que nos cafés e bebidas energéticas especializados, mas semelhante ao refrigerante com gás.

Os benefícios do chá preto

Aqui está uma olhada na pesquisa sobre os efeitos na saúde do chá preto:

Doença cardiovascular

O consumo de chá preto ou verde pode reduzir a pressão arterial em pessoas com pressão alta ou pré-hipertensão, de acordo com um relatório publicado na Nutrition Reviews em 2015.

Os pesquisadores analisaram 10 estudos publicados anteriormente que avaliavam os efeitos do chá na pressão arterial em adultos com pressão alta ou pré-hipertensão.

Em sua análise, os autores do relatório encontraram reduções na pressão arterial sistólica (o número superior em uma leitura de pressão arterial) e pressão arterial diastólica (o número inferior em uma leitura) com o consumo de chá.

Em uma revisão de 2013 publicada no Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas, os pesquisadores examinaram estudos publicados anteriormente sobre os efeitos do chá preto e verde na prevenção de doenças cardiovasculares e descobriram que o chá preto resultou em reduções no colesterol e na pressão arterial de lipoproteínas de baixa densidade (LDL).

Em sua conclusão, os autores do estudo observaram que havia muito poucos estudos de longo prazo, mas as evidências limitadas sugerem que o chá tem efeitos favoráveis ​​nos fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Saúde do Cérebro

Algumas pesquisas sugerem que beber chá preto pode melhorar a função dos vasos sanguíneos, melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro e diminuir o risco de comprometimento cognitivo. Em um estudo publicado na PLoS One em 2015, por exemplo, os pesquisadores descobriram que o consumo de chá preto estava associado a um melhor desempenho cognitivo em adultos com 60 anos ou mais.

Outras pesquisas não encontraram efeito. Um estudo envolvendo adultos acima de 60 anos não encontrou associação entre o consumo de chá preto ou café e a incidência de demência ou comprometimento cognitivo leve.

Além disso, um estudo populacional de 2018 com 3.844 homens com 65 anos ou mais residentes nos Estados Unidos não encontrou associação entre o consumo de chá preto e o declínio cognitivo.

Diabetes

Em um pequeno estudo publicado em 2017, os cientistas descobriram que uma bebida de chá preto diminuiu os níveis de glicose no sangue após o consumo de uma bebida de açúcar (em comparação com uma bebida placebo), no entanto, não houve diferença significativa nos níveis de insulina.

Prevenção de Câncer

Enquanto algumas pesquisas indicam que o consumo regular de chá preto pode reduzir a mortalidade por câncer, outros estudos relatam não haver benefícios relacionados ao câncer da ingestão de chá preto. Por exemplo, o consumo de chá não reduz o risco de câncer de próstata, câncer endometrial e alguns outros tipos de câncer em alguns estudos.

Além disso, pesquisas publicadas em 2014 sugerem que o consumo de chá preto pode estar associado positivamente a um risco aumentado de câncer de mama geral (no entanto, outras pesquisas de 2013 não encontraram efeito no risco de câncer de mama).

Tipos de chá preto

Aqui estão alguns tipos comuns de chá preto:

  • Pekoe de laranja
  • Assam
  • Keemun
  • Darjeeling
  • Ceilão
  • Nilgiri
  • Lapsang souchong
  • Yunnan

O tipo mais comum de chá preto vendido nas mercearias é a laranja pekoe. Além disso, o chá preto é comumente encontrado nas seguintes misturas:

Efeitos colaterais

Em alguns indivíduos, altas doses de cafeína podem levar a vários efeitos adversos (como ansiedade, aumento da freqüência cardíaca e pressão sanguínea e agravamento dos sintomas da úlcera).

Pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo do chá preto na saúde, quando ingeridos em grandes quantidades. O chá preto contém fluoreto e outras substâncias em pequenas quantidades, como o arsênico e o boro.

Embora o chá preto seja uma bebida comum e o consumo de três xícaras por dia não tenha efeitos adversos em relação aos micronutrientes no chá, de acordo com um estudo, pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo do consumo pesado de chá preto ou que limite aceitável possa ser.

Beber chá preto para a saúde

Embora o consumo de chá preto possa oferecer certos benefícios à saúde, não foi comprovado que ele previna ou trate qualquer condição de saúde. Se você está pensando em tomá-lo para fins de saúde, fale primeiro com seu médico para discutir se é adequado para você.

 

 

Classifique este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!