Sopa cremosa de gengibre e brócolis

Receita de Sopa cremosaReceita de Sopa cremosa: Esta sopa é repleta de ingredientes saudáveis ​​para o cérebro, começando com sua base de brócolis. Brócolis faz parte do poderoso clã crucífero. De acordo com a The MIND Diet, crucíferos como brócolis e couve-flor são vencedores pelo desempenho cognitivo.

Comer meia xícara por dia de brócolis pode raspar dois anos da sua vida cognitiva! Assim, há um aumento na saúde cerebral ao comer pelo menos uma porção por dia de vegetais crucíferos (por exemplo, brócolis, couve-flor, couve, couve de Bruxelas) – você pode obter vitamina Cfolato, fibra e potássio.

Além disso, a raiz de gengibre fresco oferece benefícios anti-inflamatórios naturais, além de ajudar na boa digestão e alimentar as bactérias amigáveis ​​em seu intestino. Tudo isso é um bom presságio para a saúde do cérebro, porque quando você mantém a inflamação baixa e seu intestino feliz, sua saúde mental também se beneficia.

Ingredientes da Receita de Sopa cremosa

  • 1,5 xícaras de água
  • 1 brócolis grande, cortado em pedaços
  • 2 colheres de sopa de raiz de gengibre fresco picada
  • 1 colher de sopa de Sriracha
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1/8 colher de chá de sal
  • 1/4 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara de leite de vaca com baixo teor de gordura ou alternativa ao leite (opcional)

Preparação da Receita de Sopa cremosa

  1. Em uma panela a vapor, adicione água e brócolis ao coador. Em fogo alto, deixe ferver e cozinhe brócolis por alguns minutos até ficar verde claro. Certifique-se de não cozinhar demais até que o brócolis esteja mole. Em vez disso, você pode usar o brócolis no microondas – sem água – por um a dois minutos para cozinhá-lo no vapor.

  2. Coloque o brócolis cozido no processador ou liquidificador. Adicione um copo da água de cozimento, reservando o restante para mais tarde. Se você o microondas, adicione água pura. Pulso por um minuto para começar a purê.

  3. Adicione o gengibre, Sriracha, alho em pó, sal e queijo. Pulso por mais alguns minutos. Se a consistência for muito grossa, adicione a meia xícara restante de água. Para uma consistência mais cremosa, misture o leite.

  4. Coloque em tigelas e sirva quente.  

Variações e Substituições de Ingredientes

Esta sopa é muito versátil. Você pode adicionar outro vegetal com brócolis, como pimentão, cenoura ou cogumelos, e fazer purê.

Aumente a proteína com tofu de seda ou mesmo uma pitada de queijo ricota. No final, você pode misturar um punhado de feijão branco do norte ou grão de bico para obter textura, proteína e fibra adicionais.

Dê sabor à sua tigela com páprica defumada ou caril em pó para obter um sabor mais étnico. Em vez de queijo parmesão, polvilhe com levedura nutricional para obter uma pitada vegana de sabor de queijo, além de proteína e  vitamina B12!

Dicas de Culinária e Porções

Ao cozinhar o brócolis primeiro, ele quebra um pouco a celulose, facilitando a purificação. Se você tiver um Vitamix ou outro liquidificador que aqueça as sopas enquanto elas purê, sinta-se à vontade para jogar o brócolis cru.

Esta sopa pode ser servida quente ou fria, conforme preferir. Sirva com peixe grelhado, peito de frango ou tofu.

 

 

Classifique este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!